sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Coruripe leva design moderno do artesanato à Feira dos Municípios

Foto: Divulgação Artesanato de Coruripe Arte, cor e oportunidade de negócio. As artesãs de Coruripe dão formas às peças confeccionadas da palha de ouricuri e fibra de bananeira, com mandalas, bolsas, itens de decoração, pufes e demais artefatos, que serão expostos na 6ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos, de 19 a 22 de janeiro, evento realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no Centro de Convenções, Jaraguá, em Maceió. De acordo com o secretário de Turismo e Pesca, Manoel Santos, as artesãs estão na expectativa de vendas e parceria. “Pela mudança no calendário, esperamos aumentar as vendas nos dias do evento, já que estamos no período de alta temporada, desejamos receber visitantes dos mais variados destinos. Dessa forma, propagaremos ainda mais a nossa marca no segmento artesanato e a cidade de Coruripe como roteiro turístico”, assegurou. Para o prefeito Marx Beltrão, a administração municipal apoia a iniciativa de divulgação turística da cidade. “A cada edição Coruripe ganha destaque na feira e agregamos mais valor ao nosso produto que é conhecido internacionalmente, além de nossas belas praias que encantam os visitantes, gastronomia e cultura, mais opções para os turistas”, comentou. O padre Antônio Maria estará nesta quinta-feira (19), a partir das 18h, no evento. No domingo (22) será realizado o concurso Musa dos Municípios 2012. A seleção em Coruripe foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a estudante Elisama dos Santos, 20 anos, vai representar o município. Apresentação cultural da Fanfarra Dom Constantino. Por Assessoria

Estande com artistas mostra o desenvolvimento de Arapiraca

Fonte: Dep Imprensa
créditos/fotos:Marcos César O primeiro dia da sexta edição da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos foi bastante movimentado, na noite desta quinta-feira (19), sobretudo no estande de Arapiraca, que recebeu a visita de diversas autoridades e de milhares de pessoas que prestigiaram a abertura do evento, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O evento deste ano tem como tema: “Arte com as Mãos”, numa homenagem aos mestres que trançam a palha, esculpem a madeira e dão forma à Arte alagoana em sua diversidade. De forma criativa, os organizadores do estande de Arapiraca estão valorizando os artistas da terra para contar a história do desenvolvimento e a força econômica e os avanços sociais registrados nos últimos anos no município. O prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e as secretárias de Planejamento, Helena Virgínia Moreira, e de Indústria, Comércio e Serviços, Dayana Alves Ferreira,e o secretário de Comunicação, Yale Fernandes, recepcionaram o senador Renan Calheiros (PMDB), prefeitos, vereadores, empresários, entre outras personalidades que visitaram o estande de Arapiraca. Realizada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em parceria com o IBCOM, a feira tem como finalidade a criação de oportunidades de negócios, promoção do intercâmbio entre os municípios, divulgação do Estado, geração de emprego e renda para artesãos, empreendedores, associações e cooperativas. Os organizadores anunciaram melhor estrutura para atender expositores e visitantes, posto de saúde, posto policial, sala de imprensa, internet wi-fi e sistema de pagamento de compras através de duas centrais de cartão de crédito. Atrações De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Helena Virgínia Moreira, o estande de Arapiraca já é uma das atrações da feira. Ela adiantou que o prefeito Luciano Barbosa está dando total apoio à exposição de Arapiraca no evento, que prossegue até o dia 22 deste mês.
Helena Virgínia revelou que artistas locais, além de recepcionarem os visitantes, com uma série de apresentações acerca dos principais pontos turísticos da cidade, eles contam a história e mostram as potencialidades econômicas e as obras realizadas pela administração municipal. Ainda de acordo com a secretária, o estande conta com 32 metros quadrados de área, sendo dividido em dois ambientes. Como uma das novidades, o município disponibiliza para os visitantes um aparelho em 3D (três dimensões) cedido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para o público visualizar fotos aéreas de Arapiraca em ampla resolução. Além disso, estão sendo mostrados os principais indicadores sociais e econômicos do município, com apresentação por grupos temáticos onde a criatividade é o ponto alto da exposição.