quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Arapiraca é a Primeira com Planetário Digital e Parque da Ciência






A beleza natural do Lago Perucaba passa a ganhar mais iluminação com a luz da ciência do Planetário Municipal de Arapiraca e o Parque do Conhecimento.

Na noite desta terça-feira (2), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, entregaram à população de Arapiraca e de toda a Região Metropolitana do Agreste o maior Planetário Digital do Brasil juntamente com Cineteatro e o Brinca Ciência.




A solenidade foi bastante prestigiada e contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos; a diretora-acadêmica do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, Eliane Cavalcante; secretário municipal de Cultura, João José Marques; procurador de justiça Geraldo Magela Pirauá; presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), professor Cláudio Olímpio; representantes dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Sindicatos dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste), empresários, professores, estudantes e representantes dos diversos segmentos da sociedade local.

Na abertura da cerimônia, a Orquestra Sinfônica Municipal Ari de Queiros fez apresentação para o público, e, em seguida, os alunos do Coral Crianças Iguais, da Escola Municipal Crispiniano Ferreira de Brito cantaram os hinos do Brasil e de Arapiraca.

Na sequência da programação festiva, as autoridades convidadas fizeram uso da palavra e enalteceram a entrega da obra.

A secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, agradeceu, primeiramente, ao prefeito Luciano Barbosa a oportunidade de fazer parte de sua equipe de governo.

“Me perdoem os outros gestores, mas este homem é o prefeito da Educação”, afirmou Ana Valéria, citando a implantação das dez escolas em tempo integral, as três Arapiraquinhas, que são as bibliotecas digitais de bairro.

“Agora, esse trabalho é coroado com a inauguração do Planetário Municipal, o Cinetratro e o Brinca Ciência, um conjunto de espaços que fazem parte do terceiro Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral”, disse emocionada a secretária, destacando o apoio do prefeito e de todos os servidores, operários e a parceria das universidades.

O diretor da empresa Hiperlab, professor André Parreira, fez uma declaração de amor à cidade e ao povo de Arapiraca.

“Ando muito pelo Brasil e exterior, mas fiquei encantado com os investimentos realizados na área educacional neste município. Primeiramente, fomos solicitados para implantar o Planetário Móvel, e agora temos a honra de entregarmos o maior Planetário Digital do Brasil nesta cidade”, relatou o empresário e educador André Parreira.

Democracia do conhecimento

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa elogiou o trabalho de engenheiros, arquitetos, operários e educadores, com a construção dos dois espaços de difusão do conhecimento.

“O que mais importa é o que a gente faz para o futuro de nossas crianças. Estou muito feliz em oferecer igualdade de oportunidades para os jovens das classes menos favorecidas com uma educação de qualidade e uma proposta pedagógica inovadora, voltada para a democracia do saber”, frisou.

“Os sonhos nascem no coração e depois vão para o nosso cérebro, de onde são materializados em obras como esta”, salientou Luciano Barbosa.

Após a fala do prefeito, o público assistiu a uma queima de fogos às margens do Lago Perucaba, iluminando ainda mais o belo cartão-postal de Arapiraca.

O monsenhor José Neto abençoou as instalações da obra e depois a Sala de Observação do Planetário foi aberta para as primeiras 70 pessoas.

No mesmo instante, dezenas de pessoas acompanhavam a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal, com alunos das escolas Crispiniano Ferreira de Brito, José Ursulino Malaquias e Professor Benildo Medeiros, para, em seguida, assistirem à exibição do filme “Era do Gelo 4” no auditório do Cineteatro, que tem capacidade para acomodar 235 pessoas sentadas, em um ambiente climatizado e com moderno sistema de climatização, iluminação e acústica.

Acompanhada da mãe, a pequena Geovana Maria da Silva, de apenas cinco anos, não escondia a emoção do momento. Estudante da Escola Santa Catarina, a garotinha entrou no Planetário e ficou encantada com o que presenciou no local. “Vi muitas estrelas e foi tudo bonito”, relatou Geovana.

O coordenador do Planetário Municipal, professor Raul Calista, revelou que o espaço será aberto ao público a partir da próxima quinta-feira, com duas sessões pela manhã e outras duas no período da tarde.

Mais conhecimentos

Construído com recursos da municipalidade e localizado no Lago Perucaba, o espaço do conhecimento oferecerá a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, por conta de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, mirante, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital de observação celeste, sala de observação com 70 lugares e área verde.

O espaço é o primeiro do gênero no país e o primeiro também do Nordeste. No planetário também será criado o Clube de Astronomia de Arapiraca.

A prefeitura está adquirindo outros equipamentos, incluindo aparelhos de física, eletrônica, eletrostática, entre outros, para serem utilizados com a realização de visitas e pesquisas com professores e estudantes da rede pública, bem como um local para o lazer e visitação de pessoas de todas as idades”, destacou o prefeito Luciano Barbosa.

Planetário de Arapiraca foi construído seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela empresa Hiperlab, que atua há 11 anos no mercado, e permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

A Praça da Ciência e do Conhecimento também faz parte do projeto para implantação da terceira unidade do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral.

O Cine Teatro e o Brinca Ciência são dois espaços construídos em uma área com cerca de dois mil metros quadrados, sendo mil metros quadrados de área edificada.



Por Ascon

Revista Xereta se prepara para sua grande festa de aniversário