terça-feira, 19 de julho de 2011

Cartório eleitoral aguarda implantação de 62 kits para intensificar cadastramento biométrico em Arapiraca




Por Roberto Gonsalves


O Cartório Eleitoral de Arapiraca que compreenda as 22 e 55ª Zonas Eleitorais que abrange os municípios de Arapiraca, Lagoa da Canoa e Feira Grande está cadastrando no sistema biométrico entre 180 e 200 eleitores por dia.



Funcionando apenas com quatro kits, o atendimento para cada eleitor fica em torno de 15 a 20 minutos, segundo explicou o chefe de cartório substituto da 22ª Zona Eleitoral, Sergio Bessa.



Somente a partir de 1º de setembro o Cartório Eleitoral passará a contar com 62 kits. Com o aumento dos equipamentos o recadastramento biométrico será agilizado e o atendimento ao público passará ser realizado em um ginásio de esportes a ser definido pela Justiça Eleitoral.



As duas zonas eleitorais nos municípios de Arapiraca, Lagoa da Canoa e Feira grande contam com um total de 170 mil eleitores. A expectativa é de que 30% desse total não sejam recadastrados até o dia 16 de dezembro quando termina o prazo para o recadastramento biométrico.



Nas demais cidades de Lagoa da Canoa e Feira Grande o juiz eleitoral está viabilizando junto as prefeituras municipais o recadastramento no local a partir de 1º de setembro. Nesse caso facilita a vida do eleitor que não precisará se deslocar até a cidade de Arapiraca. O recadastramento em Coité do Noia foi concluído no ano passado que também integra a 55ª zona eleitoral.







Documentação necessária



Para o recadastramento biométrico o eleitor terá que apresentar comprovante de residência, xerox e original. Pode ser recibo de pagamento de água, energia, telefone, carnê de loja e cartão de credito. A data pode ser de janeiro de 2011 até o mês atual Titulo Eleitoral e RG sempre xerox e original.



O Cartório Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 07h30 as 13h30. A partir das 07h30 são distribuídas 120 senhas. De acordo com o chefe do Cartório da 55ª Zona Eleitoral, Albiran de Góes Monteiro não é necessário o eleitor chegar ao local do recadastramento pela madrugada uma vez que as senhas somente serão distribuídas a partir das 07h30. Gestantes, mães amamentando e idosos teem prioridade explicou.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Empresária de Major Isidoro filia-se ao PTB

O presidente estadual do partido, Fernando Collor, assinou a ficha de filiação de Maria Santana em solenidade ocorrida no Hotel Terra do Leite

Solenidade reuniu petebistas em auditório de hotel em Major Isidoro

Empresários, autoridades políticas e demais convidados reuniram-se, na noite desta sexta-feira (15), no Hotel Terra do Leite, em Major Isidoro, com o intuito de prestigiar a filiação de quatro cidadãos isidorenses ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que é presidido, em Alagoas, pelo então senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Mello. Entre os filiados, destaca-se a empresária Maria Santana Mariano da Silva - proprietária do Supermercado Santana Center - que foi congratulada com a Comenda Vereador José Soares Jerônimo, concedida pela Câmara de Vereadores da cidade. O senador compareceu à solenidade, juntamente com sua família e líderes partidários.
Em seu discurso, Maria Santana saudou os presentes, ao passo em que agradeceu à família, aos amigos e, principalmente, aos membros do PTB. A empresária citou a importância do partido, referindo-se a ele como “um dos melhores partidos do país e berço dos maiores presidentes que já passaram pela nação”. “Preciso ter a liberdade de falar daquilo que manda o coração, ou seja, trazer para os senhores um partido do excelentíssimo presidente Getúlio Vargas e que, agora, é liderado, no Estado, pelo nosso senador Fernando Collor de Mello. Precisamos ter a consciência de que o partido foi o criador da Carteira de Trabalho e Previdência Social [CTPS], do Ministério do Trabalho e, claro, do salário-mínimo, que garante o sustento de centenas de famílias, em suas devidas condições”.
A empresária salientou, em sua fala, a preocupação e a responsabilidade dos membros do Partido Trabalhista Brasileiro com relação ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil. “O PTB tem como representante Fernando Collor, o presidente mais jovem da história, que, com sua tenacidade, abriu o Brasil para o mundo e deixou como herança para os outros presidentes o alicerce para o progresso. Por este motivo, sinto-me responsável por esta filiação e agradeço ao senhor senador, que deu o pontapé inicial para que esta noite se concretizasse” - externou Santana ao proferir um elogio à deputada federal Célia Rocha, que já se destaca no Congresso Nacional, além de ter realizado progressivas mudanças ao lado do prefeito Luciano Barbosa, na cidade de Arapiraca.
Empresária Maria Santana assina ficha de filiação


Emocionada, durante a solenidade, a proprietária do maior supermercado de Major Isidoro declarou que, há três anos, era avessa à política; porém, mudou suas concepções. “Não temos consciência da importância da política em nossas vidas. Devemos estar, sempre, inseridos nesse processo político-democrático, a fim de construirmos um Brasil mais igualitário.
O presidente da Organização Arnon de Mello (OAM), Fernando Collor, exprimiu seus sentimentos em relação à cidade de Major Isidoro e frisou que o pouco tempo de convivência com a então empresária Santana foi perceptível para descobrir o quanto é essencial o seu trabalho, bem como seu engajamento no PTB. “Em nome do nosso partido, que tem raízes e uma história, agradecemos a filiação não só de Santana, como também, de todos os recém-filiados, uma vez que o presente ato denota o verdadeiro empreendedorismo a ser consolidado.
Prosseguindo-se no discurso, Collor relembrou o Governo de Getúlio Vargas (1930-1945), dedicado, estritamente, ao povo brasileiro, cuja primeira e grande conquista foi o direito da mulher em relação ao voto, sua total participação; e o segundo intento garantido foi o voto secreto, por meio do qual os cidadãos dirigem-se às urnas, para escolherem seus representantes políticos.
“Getúlio e o Partido Trabalhista Brasileiro foram os grandes precursores dos direitos concernentes ao povo brasileiro, bem como lutadores de uma plena cidadania. Aproveitando este momento, quero reafirmar a força e o poder deste partido, que, a cada dia, exprime e exalta o pleno exercício da cidadania” - explanou o presidente da OAM.

Maria Santana – agora, integrante do PTB - também foi exaltada pela deputada federal Célia Rocha, que, em poucas palavras, teceu comentários acerca de sua trajetória. Para ela, a transformação de Major Isidoro foi alavancada pela empresária. “Estamos acompanhando o crescimento da cidade, dia após dia, com o trabalho realizado por Santana. Não só eu, mas o presidente Collor e todos os partidários desejamos que, nas eleições de 2012, você seja a prefeita desta cidade e continue essa belíssima caminhada de progresso e benefício para toda a população isodorense” - completou a deputada.

O deputado estadual Inácio Loiola fez questão de lembrar que Major Isidoro configura-se, no cenário alagoano, como a cidade que lidera no ranking de produção leiteira, cuja atividade fica em segundo lugar, no que diz respeito à geração de emprego no Estado. “Precisamos de uma mulher guerreira e firme em suas convicções, para que a bacia leiteira sempre esteja favorável às expectativas da população. Por isso, reafirmo que estamos com ela nesse caminho à prefeitura”.
O presidente estadual, Fernando Collor de Mello, assinou mais três fichas de filiação partidária, entre elas, a de Rubens Martins Lisboa, Bruno Albuquerque de Farias Santos e José Paulo Azarias Barbosa.


Comenda

Após o ato de filiação, realizado no auditório do Hotel Terra do Leite, as autoridades dirigiram-se à área externa, onde ocorreu a cerimônia de entrega da Comenda Vereador José Soares Jerônimo, concedida à empresária Maria Santana, pela Câmara de Vereadores de Major Isidoro. José Soares é pai do atual presidente da casa, Arnaldo Jerônimo Soares.



Após a cerimônia, os convidados prestigiaram os shows das Bandas Fascínio e Arerê da Bahia, Ivaldo Maceió, Galã do Brega e do Trio Elétrico Atrevido.



fonte: Gazetaweb

9ª Cavalgada do Padre Cícero atrai multidão à cidade de Lagoa da Canoa



O município de Lagoa da Canoa, localizado no Agreste alagoano, foi palco neste domingo (17) de uma das maiores manifestações culturais e religiosas do Estado de Alagoas. Nem mesmo a forte chuva que caiu tirou o brilho da 9ª edição da Cavalgada do Padre Cícero, que reuniu milhares de pessoas numa festa que, segundo os organizadores, deverá ficar marcada como a maior da história canoense.



A concentração, assim como a distribuição de camisas, aconteceu as 11 horas no povoado Mata Limpa, localizado há cerca de sete quilômetros da zona urbana. Ao meio dia, cavaleiros e amazonas partiram com destino a cidade de Lagoa da Canoa. O evento teve total apoio do prefeito Jairzinho e do secretário de Administração, Álvaro Melo.




As primeiras paradas foram nos povoados Pau d’Arco e Capim. Em seguida o grupo seguiu até o trevo de Lagoa da Canoa (posto Alvorada), rodovia AL 115 sentido a Girau do Ponciano até o segundo trevo (posto Kally), avenida Nossa Senhora da Conceição, Rua Virgílio Ferreira Barbosa, Rua Alfredo Machado e Praça Padre Cícero, onde os participantes fizeram mais uma parada para homenagear o Santo do Nordeste.



Em seguida, cavaleiros e amazonas seguiram pela Rua do Cruzeiro, Rua Alfredo Machado, Rua Dom Pedro I, Rua 28 de Agosto, Praça da Prefeitura, seguindo pela avenida principal até o trevo do Posto Alvorada, com direção a Garagem Municipal, onde houve recepção com um farto churrasco para os participantes e convidados, sob a animação de Heleno do Forró e Banda.



O prefeito Jairzinho e o secretário Álvaro Melo recepcionaram várias autoridades, entre elas os prefeitos Peu Pereira (Teotônio Vilela) e Arnaldo Higino (Campo Grande), além da liderança feira-grandense Almir Veridiano, secretários e vereadores canoenses.



Às 20 horas, show em praça pública com as bandas Forró Maior, Forrozão Baby Som e DJ Guga na mega tenda eletrônica.

por Adalberto Custodio - fotos Mr Xereta

terça-feira, 12 de julho de 2011

Entrega de obras marca os 64 anos de Emancipação Política de Junqueiro


Adicionar legenda

O município de Junqueiro completou 64 anos de emancipação política neste sábado (9) e a prefeitura festejou a data desde a última quinta-feira com a entrega de várias obras, beneficiando a população dos povoados e da cidade com mais saúde, educação, esporte, entretenimento, água de qualidade, pavimentação, geração de renda e mesa farta.
“São dois anos e meio de muito trabalho e que venho honrando o compromisso feito em campanha, quando garanti mais dignidade ao meu povo e desenvolvimento para Junqueiro. Essas obras, realizadas com recursos próprios, atendem às necessidades da população que acredita em nossa gestão. Até o final de meu primeiro mandato muitas outras serão entregues”, garantiu o prefeito Fernando Pereira.

O deputado estadual Joãozinho Pereira, que vem atuando em defesa dos municípios, secretários, vereadores, lideranças locais e a população acompanharam Fernando Pereira nos três dias de festa, na certeza de que a gestão Unir, Construir, Evoluir está cumprindo seu papel de dar qualidade de vida à sua população.
Em seu discurso, o deputado Joãozinho Pereira reafirmou sua parceria com o município. “Todos estão de parabéns e, em especial, o povo de Junqueiro que acredita em uma administração séria, que pensa em seu povo e trabalha para o desenvolvimento. Sou um parceiro do prefeito Fernando Pereira e vou lutar ainda mais para ajudar minha cidade e acompanhar os avanços de Alagoas. Junqueiro não só tem o deputado Joãozinho Pereira como também o senador Benedito de Lira e o deputado federal Arthur Lira comprometidos”, lembrou o parlamentar.
Obras – Na quinta-feira foram entregues projeto de irrigação para a diversificação da agricultura e posto de saúde no povoado Atoleiro, campo de futebol com alambrado e vestiário no povoado Uruba, posto de saúde no povoado Tamanduá, reforma e ampliação do coletivo urbano do Projovem no bairro Retiro, que vai atender a 90 adolescentes e pavimentação de 3.500 metros no povoado São Benedito que possibilitou mais facilidade na locomoção dos moradores.
“Estou muito feliz com esse calçamento. É dignidade, porque antes era tudo areia e lama em época de chuva”, agradeceu a dona de casa Nelma Maria de Almeida, reforçando ao que disse Jorge Alves, também morador desde 1982. “É vida nova agora”.
No segundo dia de entrega de obras a população mostrou que aprova a administração, estando presente nos povoados contemplados com as ações. Palmeirinha recebeu campo de futebol e praça, a Baixa Fria foi contemplada com campo de futebol e a central de distribuição de leite com tanque de resfriamento possibilitando a geração de emprego e renda para produtores de leite que vão comercializar mil litros do alimento para a cooperativa Pindorama.
Em Pau Ferro a inauguração do abastecimento d’água contou com a presença dos moradores, que prestigiaram a solenidade e no momento em que viram a água jorrar pelo cano molhando a cabeça do prefeito e de parte de sua comitiva. Com a iniciativa não será mais necessário a utilização de cacimbas e a água vai chegar nas torneiras das residências para ser consumida e servir para cozinhar, banho, lavar roupas, entre outros.
O encerramento dos 64 anos de Emancipação Política de Junqueiro contou com a presença do governador em exercício, José Tomaz Nonô, para a entrega das obras que contaram com verbas estaduais, do senador Benedito de Lira e do deputado federal Artur Lira, que vieram prestigiar o dia oficial das homenagens. O prefeito e autoridades entregaram de obras importantes, como os três mil quilômetros de recapeamento asfáltico do centro da cidade que liga o bairro São Benedito e vai evitar transtornos com a duplicação da BR 101. A obra contou com a parceria do deputado estadual Joãozinho Pereira, preocupado com o desconforto dos motoristas da cidade.
Houve ainda a inauguração da reforma e ampliação do hospital Municipal Teófilo Pereira, com necrotério, auditório, espaço ecumênico, com gerador de energia e outros equipamentos adquiridos em parceria com o governo do Estado, entrega de três ônibus escolares, duas ambulâncias, moto e veículo. Também foi feito o lançamento oficial do Programa de Aquisição de Alimentos, inauguração de calçamento de ruas, da casa da sopa que já contempla 300 famílias com o alimento e a ampliação da escola Maria do Carmo Costa, com cinco salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e quadra poliesportiva.
Bandas de fanfarra de vários municípios e de Junqueiro fizeram a festa da população e show com Galã do Brega, Léo Magalhães, Assim é Babado e Bakanas é Show completaram as comemorações.

















domingo, 10 de julho de 2011

Políticos “sem voto” ocupam quase 20% das vagas do Senado




Dos 81 senadores que tomaram posse nem todos exercem o cargo

As regras do Senado permitem que até quem não recebeu um voto na eleição vire senador e fique na vaga por até oito anos. Os suplentes, nomes indicados pelos senadores eleitos, podem assumir o mandato em caso de renúncia, licença, afastamento para exercício de outro cargo ou falecimento do titular. Em seis meses, quase 20% da Casa é composta por suplentes que já estão em exercício ou tomam posse em breve. Dos 81 senadores, 14 não foram eleitos diretamente pela população.



A quantidade mudou nesta semana já que Alfredo Nascimento (PR-AM), que pediu demissão do Ministério dos Transportes, voltou oficialmente ao cargo de senador, para o qual foi eleito em 2006. Com isso, João Pedro (PT-AM) deixou a cadeira. Dois dias após o retorno, Nascimento pediu licença de dez dias por motivo particular. Como ela não é maior de 120 dias, o suplente não será reconvocado.



Entre as últimas vagas abertas, estão as de Itamar Franco (PPS-MG), morto em 2 de julho vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), e de Gleisi Hoffmann (PT-PR), que se afastou do Legislativo para cuidar da Casa Civil, o núcleo de poder da Presidência da República.



No lugar de Gleisi entrou Sérgio Souza (PMDB-PR). A troca foi polêmica porque ele é alvo de denúncias de envolvimento com grupo que desviava dinheiro da Assembleia Legislativa do Paraná. O possível suplente de Itamar, Zezé Perrella (PDT-MG), também tem escândalos em sua ficha. Pesam sobre ele acusações de enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.



No ano passado, cinco senadores abandonaram seus postos para disputar os governos de seus respectivos Estados. São eles: Raimundo Colombo (DEM-SC), Marconi Perillo (PSDB-GO), Rosalba Ciarlini (DEM-RN), Tião Viana (PT-AC) e Joaquim Roriz (PMDB-DF).



Outros dois parlamentares, além de Gleisi e Nascimento, deixaram o posto para integrar a equipe de ministros de Dilma Rousseff. Edison Lobão assumiu a pasta de Minas e Energia e Garibaldi Alves Filho, a Previdência. No lugar de Lobão, assumiu seu filho, Lobão Filho (PMDB-MA). No de Garibaldi, tomou posse Paulo Davim (PV-RN).



Prejuízo à democracia



Para o cientista político Lúcio Rennó, da UnB (Universidade de Brasília), o problema das regras para suplentes é que o eleitor não conhece os dois nomes que são eleitos junto com cada senador.



- A desvantagem óbvia da regra é que o eleitor acaba elegendo uma chapa e não apenas um candidato, muitas vezes, sem estar adequadamente informado. Os suplentes assumem os mandatos com muita frequência e as pessoas não sabem quem está no poder no momento e quem é seu representante [...] Tudo que gera dúvidas e confunde o eleitor é prejudicial para a democracia.



Ao falar sobre a vaga Itamar Franco, Rennó lembra que o titular ficou no cargo por menos de seis meses e pode ser que o seu substituto não tenha o mesmo perfil político do aliado.



- Há também casos de empresários que contribuem para as campanhas e se tornam suplentes. Ocorre de serem feitas negociações para que o titular se ausente do cargo por um período.



O pesquisador lembra que o problema não é de fácil solução e que outros países testam diferentes alternativas. Segundo ele, nos EUA, por exemplo, há Estados em que o governador nomeia um senador biônico, em caso de vaga aberta. Em outros, são realizadas novas eleições.



Marcos Tarcísio Florindo, professor da Fespsp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), argumenta que a realização de novas eleições é um processo caro para os cofres públicos.



- Devia haver mais transparência. O processo de escolha dos suplentes deveria ter mais destaque. O ideal é que eles sejam apresentados no horário eleitoral e que as pessoas os conheçam.



Projeto



O país já tem projeto encaminhado para alterar as regras. A CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado aprovou no início de junho, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 37/2011, da Comissão de Reforma Política, que reduz de dois para um o número de suplentes de senador. O texto também proíbe a eleição de suplente que seja cônjuge, parente do titular por consanguinidade, por adoção ou por afinidade, até o segundo grau.



De acordo com a PEC, a convocação do suplente terá caráter temporário. Quando ocorrer o afastamento definitivo do titular, seu suplente exercerá o cargo somente até a posse de novo senador, que será eleito conforme as seguintes regras: se faltarem mais de 120 dias para as próximas eleições (para qualquer cargo), o novo senador será eleito nesse mesmo pleito; se faltarem 120 dias ou menos para as próximas eleições, o novo senador será eleito na eleição seguinte. A proposta ainda deve ser votada em plenário.







Fonte: Rede Record com Agência Senado







domingo, 3 de julho de 2011

Rogério Teófilo toma posse como Secretario de Estado de Articulação Politica

por O Jornal Maciel Rufino / Cadaminuto
A posse de Rogério Teófilo na secretaria de Articulação Política foi prestigiada também pelo secretário nacional do PPS, o deputado federal Rubens Bueno, do Paraná, que, assim como o governador Teotonio Vilela Filho, também enfatizou a candidatura de Teófilo à prefeitura de Arapiraca em 2012. “O PPS já se reuniu e a orientação é de termos candidaturas próprias em todas as capitais. No caso de Arapiraca, não se trata de uma capital, mas é um município importante no cenário alagoano, e o Rogério Teófilo tem feito um ótimo trabalho em sua passagem pelo governo do PSDB em Alagoas”, disse Bueno. O secretário Rogério Teófilo nega rumores de que estaria saindo do partido para ingressar no PSDB. “Não, de forma alguma [deixará o PPS]. Essa aliança com o PSDB tem dado frutos importantes para Alagoas, e não penso em sair do PPS. A vinda do secretário geral do partido é um sinal de que está tudo tranquilo”, garante Teófilo. Bueno endossa as palavras do filiado. “Não há motivos para isso. Inclusive minha vinda para prestigiar essa posse é um sinal claro da força do partido e de seus integrantes em Alagoas. A participação do partido neste governo tem sido salutar para todos”, disse o deputado e secretário do partido.

sábado, 2 de julho de 2011

Taquarana leva mais de 12 mil pessoas a Ressaca de São João

A cidade de Taquarana esteve em festa no último dia 1º de Julho com uma das mais animadas ressaca de São João do interior de Alagoas. A festa contou com mais de 12 mil pessoas lotando a praça central da cidade com muita gente bonita que vieram prestigiar o evento vindos de varias partes da região e de outras cidades e capital. O evento teve inicio as 22 h com o show de Borba de Paula cantando seus sucessos levando a galera a loucura, em seguida entrou no palco o cantor Galã do Brega com sua irreverência contagiando o público presente com um de seus maiores sucessos, dentro de seu show o cantor Galã fez o prefeito Alay Correia participar de um de seus quadros, no boteco do Galã, onde o prefeito emocionado agradeceu o cantor e a todos os amigos pela presença e o carinho do povo Taquaranense por fazer desta festa um grande sucesso, logo após encerrado o evento foi a vez da banda Top Tropicaliente que encantou a moçada com seu ritmo caliente. Estiveram presentes alem do prefeito Alay Correia, o prefeito Fabinho de Feira Grande, o secretário de Cultura Esporte e Turismo Davi Teófilo, vereadores e secretários do município e demais autoridades. A festa ainda contou com a segurança da policia militar e da equipe de segurança Homens de Preto. A coordenação da festa foi de Gilson Lima Produções e Eventos e a realização foi da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo de Taquarana. O prefeito Alay aproveitou o momento festivo para anunciar as atrações da festa de emancipação política de Taquarana que será dia 24 de Agosto entre elas a banda Cavaleiros do Forró.