quarta-feira, 22 de junho de 2011

Para lotar o Municipal, diretoria do ASA coloca ingressos a R$ 1

Em sua terceira partida no estádio Municipal de Arapiraca, o ASA irá realizar uma promoção para os torcedores alvinegros. A já conhecida promoção da “casadinha” continua com valores menores.
Para a arquibancada inferior o torcedor paga R$ 10 e ganha outro ingresso. Da mesma forma acontece com a arquibancada superior, onde o torcedor paga R$ 20 e também leva um segundo ingresso. Porém, a novidade fica por conta da promoção para os funcionários públicos. Os servidores poderão acompanhar o jogo do ASA diante do Vila Nova, pagando o valor de R$ 1. Favorecendo o servidor público, uma vez, que a prefeitura de Arapiraca é o principal patrocinador da equipe, a diretoria pensa em atrair ainda mais o torcedor da cidade. “A intenção da diretoria é atrair o torcedor, atrair o calor humano para o estádio, incentivando assim os nossos atletas”, disse o vice-presidente de Marketing do ASA, Sérgio Lúcio. Torcida deve lotar o estádio municipal A princípio, a promoção para os servidores será apenas para esta partida de sábado, e a sua continuidade será estudada pela diretoria do clube. A diretoria informou ainda, que os ingressos para os servidores estarão a disposição a partir de quarta-feira, na Secretaria de Administração de Arapiraca, e cada servidor, apresentando seus documentos poderão comprar um ingresso. CONTRATAÇÕES A diretoria alvinegra continua buscando contratações para a série B do brasileiro. O atacante Patrick, que pertence ao Vasco, ainda é uma opção em negociação, assim como o meia Chiquinho, que já defendeu o Internacional de Porto Alegre. Pensando em reforçar o grupo, a diretoria pede que o torcedor, seja ele o sócio, que pode colocar suas mensalidades em dia, ou os não sócios, indo ao estádio e incentivando a equipe podem ajudar nas contratações. ASA e Vila Nova se enfrentam no próximo sábado, às 21h00, no estádio Municipal de Arapiraca, em jogo válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Por Redação

terça-feira, 21 de junho de 2011

Recadastramento biométrico: TRE vai definir calendário em seis zonas eleitorais de AL

Fonte:O Jornal
O Tribunal Regional Eleitoral já definiu, em 49 das 55 zonas eleitorais de Alagoas, os prazos para a revisão dos eleitores com a coleta de dados biométricos. O processo deve ser concluído este ano. As informações constam em matéria publicada no site oficial do TRE na internet. De acordo com dados da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal, atualizados na última sexta-feira, os mesmos tipos de procedimentos começaram, em menos de um mês, em 76 das 91 cidades que terão seus eleitores recadastrados ainda neste ano. Na última segunda-feira, teve início o recadastramento biométrico em Maceió, no Fórum Eleitoral, no Farol, que reúne as quatro zonas eleitorais da capital – 1ª, 2ª, 3ª e 54ª. Em Maceió, o calendário de recadastramento foi montado de acordo com a data de nascimento dos eleitores (veja quadro). Faltam as portarias da presidência do TRE alagoano autorizando o início do recadastramento eleitoral apenas em seis zonas eleitorais – 14ª, 18ª; 29ª, 31ª, 32ª e 48ª, sediadas nos municípios de Porto Calvo, São Miguel dos Campos, Batalha, Major Isidoro, Piranhas e Boca da Mata, respectivamente. O recadastramento biométrico de eleitores começou em Alagoas entre os últimos meses 2009 e os primeiros de 2010, quando foram contemplados onze municípios. Os serviços em relação ao recadastramento biométrico do eleitorado foram retomados pela Justiça Eleitoral alagoana em 23 de maio deste ano, com o início dos atendimentos aos eleitores inscritos em São Sebastião, sede da 49ª zona. EM ARAPIRACA – Na região de Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral que se divide em duas zonas eleitorais (22ª e 55ª), são atendidos, além da sede, os eleitores dos municípios de Craíbas, Feira a Grande e Lagoa da Canoa. Em razão de uma série de fatores, entre os quais à insuficiência de equipamentos em relação à demanda, O TRE informou que o eleitores de Arapiraca e das demais cidades das jurisdições de ambas zonas eleitorais começarão a ser plenamente atendidas na segunda fase do projeto da biometria, que começará em setembro, estendendo-se até dezembro. Haverá, segundo o TRE, maior número de postos de atendimento. O QUE PRECISA? – Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores devem comparecer munidos de originais e cópias de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, de acordo com o mês de nascimento. Além de colher a impressão digital do eleitor a Justiça Eleitoral também providencia a fotografia, no local. ELEITORES NASCIDOS EM DATA DO RECADASTRAMENTO JANEIRO E FEVEREIRO 13 DE JUNHO A 12 DE JULHO MARÇO E ABRIL 13 DE JULHO A 12 DE AGOSTO MAIO E JUNHO 15 DE AGOSTO A 12 DE SETEMBRO JULHO E AGOSTO 13 DE SETEMBRO A 12 DE OUTUBRO SETEMBRO E OUTUBRO 13 DE OUTUBRO A 11 DE NOVEMBRO NOVEMBRO E DEZEMBRO 14 DE NOVEMBRO A 16 DE DEZEMBRO Expectativa é que 10 milhões passem por procedimento Até abril de 2012, a Justiça Eleitoral brasileira espera ter recadastrado cerca de 10 milhões de eleitores para que estes sejam identificados por meio das impressões digitais já nas próximas eleições municipais. E para esclarecer as principais dúvidas dos cidadãos quanto à nova tecnologia e o recadastramento biométrico de eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agregou ao site da Urna Eletrônica todas as informações pertinentes à biometria. O endereço é http://www.tse.jus.br/biometria. Na página, o internauta encontra dados técnicos acerca da tecnologia em torno da biometria, que começou a ser implantada nas eleições municipais de 2008 em três municípios, com o objetivo de aliar à segurança do voto a segurança na identificação do eleitor antes da votação. Nas eleições gerais de 2010, mais de 1,1 milhão de eleitores votaram em urnas eletrônicas com leitor biométrico, sistema que autoriza o cidadão a votar após o reconhecimento de suas digitais previamente cadastradas. A relação de todas as localidades nas quais a Justiça Eleitoral realizará o recadastramento de eleitores em 2011 também está disponível no site, na seção “Recadastramento biométrico”. Na área em questão, o interessado pode ainda consultar os locais onde já houve revisão eleitoral para identificação biométrica e conhecer as peculiaridades da coleta de impressões digitais, que é feita por meio do chamado “Kit Bio”, composto de laptop, câmera digital, scanner, pad para assinatura digital e mini-estúdio fotográfico. Além disso, o site explica que a votação na urna eletrônica continua sendo a mesma. A única diferença é que a liberação para votação na urna não mais é feita pelos mesários, mas sim pela leitura das impressões digitais do próprio eleitor. Com a tecnologia, torna-se inviável a tentativa de um eleitor se passar por outro no momento da identificação, já que nenhuma pessoa tem digitais iguais às de outra. Outros temas relacionados ao sistema eletrônico de votação também estão na página, tais como mecanismos de segurança, procedimentos de auditoria, história das eleições brasileiras, evolução da Justiça Eleitoral do país e informações sobre o TSE. E na seção “Notícias”, o internauta pode conferir as principais novidades do recadastramento biométrico no Brasil. “MULTIMÍDIA” – A seção “Multimídia” do site foi criada para oferecer ao internauta mais uma forma de interação com a Justiça Eleitoral. Na área, o eleitor tem a oportunidade de assistir a documentários e reportagens acerca do sistema eletrônico de votação, da tecnologia que envolve a biometria e dos trabalhos de recadastramento biométrico por todo o país. Os vídeos são produzidos pelo Núcleo de TV do Tribunal Superior Eleitoral e postados no canal oficial da Corte no YouTube: http://www.youtube.com/justicaeleitoral. Saiba um pouco mais sobre o assunto O objetivo das urnas com leitor biométrico é possibilitar ao eleitor registrar seu voto após a identificação biométrica, isto é, depois do reconhecimento das impressões digitais previamente cadastradas. A nova tecnologia foi utilizada, pela primeira vez, nas eleições de 2008, nos municípios de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). Também foi utilizado nas eleições gerais de 2010, alcançando um total de 60 cidades de 23 Estados. Participaram da votação os eleitores submetidos a um recadastramento para identificação biométrica, totalizando mais de 1,1 milhão de eleitores que foram cadastrados naquele que deve se tornar um dos mais avançados e precisos bancos de dados do planeta. Segundo informações do site oficial do TSE na internet, esse sistema é um novo mecanismo de segurança para as eleições brasileiras, já que não haverá dúvidas quanto à identidade de cada votante. Uma única digital pode ser utilizada para reconhecer uma pessoa. No dia da votação, após a apresentação dos documentos pelo eleitor, a identidade do eleitor será confirmada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, aquele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade. O objetivo é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude no procedimento de votação. Compartilhe Diggdel.icio.usFacebookTwitterTechnorati

domingo, 19 de junho de 2011

Vereador diz que Câmara de Arapiraca tem 50 funcionários fantasmas

por Com Minuto Arapiraca
"A câmara tem 50 funcionários que não sabem nem que essa casa existe". A forte afirmação partiu do vereador Tarciso Freire (PMDB) em entrevista exclusiva a reportagem do Minuto Arapiraca. O parlamentar falou sobre a audiência que teve com o promotor do Ministério Público, Saulo Ventura. O vereador explicou que esteve na sede do MP acompanhado do colega João dos Santos (PMDB) e que fez seu esclarecimento sobre o extrato bancário da Câmara Municipal, que para ele, conta com funcionários que não trabalham e recebem dinheiro. Uma comissão formada pelos vereadores Robério Ataíde, Adalberto Saturnino, Móises Machado e Graça Lisboa, além de Freire, voltará ao MP no dia 04 de julho com um parecer mostrando as pesquisas feitas nas contas da casa. "Tenho que fiscalizar. O que quero é a harmonia da casa. Passaremos o pente fino nessa caixa preta que existia. Tem que se trabalhar de forma transparente, correta, para que a mesa evite de pagar tanto servidor fantasma. Alguns trabalham e outros 50 não sabe nem onde essa casa existe. Acredito que a Mesa Diretora não vai mais fazer esses pagamentos", falou Tarciso Freire. Escândalo Um racha entre os vereadores do segundo maior município alagoano está escancarando um dos maiores escândalos já acontecido na Câmara Municipal de Arapiraca, acusações de improbidade, insanidade mental, roubo e até de divisão do dinheiro do duodécimo entre os vereadores. Tudo teve início no dia 16 de maio, quando, após oito horas dentro da agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Rio Branco, no Centro de Arapiraca, os vereadores Tarciso Freire e João dos Santos, ambos do PMDB, conseguiram o extrato da conta da Câmara Municipal de Arapiraca. Os dois acusam o presidente Adalberto Saturnino de improbidade administrativa. “Existem mais de 50 pessoas que recebem mesmo sem estar em Arapiraca. Estamos cobrando um direito que é nosso, como vereador e como cidadãos. O pedido de extrato de qualquer conta com o dinheiro público está escrito no artigo quinto da constituição”, explicou Tarciso Freire. Para completar a conturbada situação da Câmara que já teve vereadores trocando murros e até uma bomba estourando no banheiro o suplente e ex-vereador Sidney Geni, em entrevista à Rádio Novo Nordeste escancarou uma prática. “Na minha época, rachávamos o dinheiro” “Isso é um absurdo. Eles estão ali, rachando o dinheiro”, disse Geni. Perguntado se admitia que em sua época também acontecia o “racha”, o ex-vereador foi enfático: “Existia sim”. As declarações de Sidney Geni foram rebatidas por alguns parlamentares. O vereador João dos Santos disse que isso não existia: “Se aconteceu foi apenas com ele”. Outro parlamentar contou que o duodécimo da Câmara é dividido entre 70% da folha de pagamento e 30% da verba de custeio. Última sessão trouxe ainda mais polêmica A última sessão realizada na Câmara Municipal de Arapiraca, na última terça-feira, trouxe mais uma polêmica. Durante as falas no plenário, o vereador João dos Santos (PMDB) afirmou que projetos já foram aprovados sem nem mesmo os parlamentares terem conhecimento do que se tratava. O vereador citou como exemplo o projeto que beneficiava a Caixa Econômica Federal com mais um prédio, esse localizado no Bairro Santa Edwiges, onde inicialmente funcionaria o Mercado Público, ao lado do Centro Administrativo. De acordo com ele, o projeto não poderia ter sido barrado. "Já teve projetos que nem sabíamos para quem era. Barraram um projeto que era importante. Faltou comunicação para essa casa. Faltou presença dos interessados. Já recebemos muito projeto vindo de qualquer jeito. O que me disseram depois é que deveria ter sido aprovado", comentou João dos Santos. Sentindo que o discurso foi direcionado para oposição, o vereador Moisés Machado usou a tribuna para afirmar que o projeto não foi aprovado porque os vereadores de situação não se organizaram. "Dois vereadores conseguiram derrubar 11. Tudo que venha beneficiar será aprovado. A base governista não esteve presente e a oposição aprovou", disse. Machado reclamou das doações feitas pela Caixa Econômica Federal. "Queremos que a Caixa faça uma doação melhor do que uma escola em tempo integral. Porque não disponibilizar 50 motocicletas ou 10 carros para Policia Militar. Seria de grande utilidade.Uma agência da caixa ganha muito da gente", opinou

Jaramataia comemora 49 anos de Emancipação Política

por Assessoria 18/06/2011 • O município de Jaramataia, cerca de 164 km de Maceió, comemora seus 49 anos de Emancipação Política, na próxima segunda-feira, 20. Para festejar a data, o prefeito João Pinheiro dos Santos e o vice Ricardo Martins Barbosa inauguram obras no município. A Emancipação Política é comemorada com entregas e obras concluídas no município, tais como da secretaria de Saúde, reforma e ampliação do cemité
rio municipal, de escolas e entregas da Praça Graciliano Manoel da Silva - Povoado Campo Alegre- e veículos. A programação terá desfile cívico, competições esportivas e shows com participação das bandas Frutos da Terra, Doce Mania, Danados do Forró, Max Lima e Gatinha Manhosa. A festa tem o apoio dos senadores Benedito de Lira (PP) e Fernando Collor (PTB), deputado federal Renan Filho (PMDB), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e Governo de Alagoas. A administração municipal vem desenvolvendo um grande trabalho na cidade. Em seu segundo mandato, Pinheiro cumpre os compromissos firmados com os jaramataienses. Em seis anos e meio de administração, o governo “O Progresso Continua” mostra que o desenvolvimento acontece em todas as áreas no município. História A origem do município, datada por volta de 1882, é a fazenda Jaramataia, de Manoel Barbosa Farias. Naquela época, havia apenas uma pequena casa onde residia uma senhora conhecida como Luiza. Exatamente onde se encontra hoje construída a cidade era a sede da fazenda. Pouco tempo depois chegou ao local Dezinho Barbosa de Amorim, que começou um pequeno sítio. Os oito filhos do seu casamento continuaram na região formando suas próprias famílias e fazendo crescer o povoado: a Jaramataia dos Barbosa. O nome se originou da grande quantidade de jaramataias - árvores abundantes que cobriam parte das terras. Em 1900 foi construída a primeira capela do povoado. Cinqüenta e quatro anos depois foi concluída a atual matriz de Nossa Senhora da Conceição. O povoado cresceu rápido e em 1961 foi elevado à condição de distrito. O desenvolvimento fez alguns grupos pedirem a emancipação, tendo como líderes Olavo Barbosa de Oliveira, José Barbosa, Aureliano Barbosa César, José Azarias Barbosa, José Maria Cavalcante e José Cícero Barbosa. A autonomia aconteceu por força de lei 2.444, de maio de 1962, oficialmente em junho, com território desmembrado de Batalha. O município é um dos maiores produtores de leite do Estado e tem como atrações o Centro Cultural Beto Barreto e a Prainha do Açude, que é o ponto de encontro da população local e visitantes no final de semana. As Festas Tradicionais na cidade são o Jarafolia (carnaval de Jaramataia), Emancipação Política (20 de junho), Festa do leite, Festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e Cavalgada do Trabalhador.

Em Pernambuco, Agripino lança candidaturas a prefeito de Mendonça Filho, no Recife, e Miriam Lacerda, em Caruaru

Fonte: Assessoria de imprensa
Em clima de festa e tendo como foco o fortalecimento do partido em todo o País, o encontro estadual do Dem, hoje, em Caruaru, terminou com o presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, lançando as candidaturas a prefeito de Mendonça Filho, no Recife, e Miriam Lacerda, em Caruaru. “Daqui a gente começa uma caminhada vitoriosa com Miriam Lacerda e vai terminar no Recife com Mendonça Filho. Isso porque em Pernambuco o Dem tem nomes forte, com historia e serviço prestado”, afirmou Agripino, sendo bastante aplaudido por cerca de 700 pessoas, que lotaram o auditório do Shopping Difusora. Segundo Agripino, o fortalecimento do partido passa por vários fatores e um dos principais é a retomada do poder em vários municípios nas eleições de 2012, com candidatos comprometidos com as demandas do cidadão e com a ética e a moralidade pública. “Pernambuco é um dos Estado no qual os nossos quadros são pessoas sérias, éticas e com larga folha de serviço prestado a população. É o caso de Miriam, em Caruaru, e do ex-governador e deputado federal Mendonça Filho, em Recife”, afirmou. Endossando a defesa de Agripino, o deputado federal Augusto Coutinho disse que a bandeira do DEM vai voltar a governar Caruaru pelas mãos de Miriam Lacerda. “Caruaru não pode continuar sendo mal administrada e nós temos serviços prestados,” afirmou. Estrela principal do evento, a ex-deputada Miriam Lacerda optou um discurso afirmativo em relação ao papel do partido. “Temos que ter coragem de fazer oposição, pois foi nessa posição que o eleitor nos colocou. Reafirmo aqui a minha disposição para a luta e que continuo incansável na defesa das bandeiras que defendo que são os interesses do povo”, reforçou. O ex-ministro Gustavo Krause defendeu a candidatura de Miriam afirmando que “não dá para ser gestor e não ter o lado feminino, do cuidar da casa”. Segundo Krause, temos que pensar a cidade 20 anos para frente e, ao mesmo tempo, em ser dono de casa. “Em Caruaru não é o partido que quer, é o povo que quer ter uma dona de casa. Que cuide bem da cidade”, afirmou. O presidente estadual do Democratas Mendonça Filho reforçou o lançamento do nome de Miriam para prefeita de Caruaru. “A futura prefeita da capital do Forró será Miriam Lacerda, pois o povo não esquece que o nosso partido já faz o mais belo trabalho social em Caruaru”, disse Mendonça. Com relação ao lançamento do seu nome para candidato a prefeito do Recife, Mendonça preferiu não comentar. “O contexto é outro e, no momento certo, vamos discutir com as forças de oposição ao PT para encontrar o melhor caminho. Com certeza o melhor para o Recife não é essa péssima gestão que aí está”, destacou. Com relação às eleições de 2012, o senador José Agripino disse que o Democratas terá candidatos próprios a prefeito onde tiver candidatos fortes e competitivos, mas vai se aliar a outros partidos de oposição. “O PSDB é um aliado preferencial. Temos uma relação boa e de parceria com o PSDB e com o seu presidente Sérgio Guerra”, afirmou.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Testemunha de Ação contra Vilela é presa por falso testemunho em audiência no TRE

por Teresa Cristina Site do PPS - Fabiano Sarmento Durante uma audiência, na tarde desta quinta-feira (16), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma testemunha foi presa por falso testemunho. O processo é relativo a uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) movida por Ronaldo Lessa contra o governador Teotônio Vilela. Adriano Bulhões Santos, testemunha de acusação no processo, foi preso por agentes da Polícia Federal por determinação do juiz Manoel Cavalcante. “Os policiais foram acionados e o conduziram à sede da PF”, confirmou o magistrado à reportagem do CadaMinuto. O caso No dia 31 de dezembro do ano passado, no segundo turno das eleições, uma das coordenadoras de campanha do PSDB foi conduzida à sede da Polícia Federal. Agentes da PF encontraram cerca de R$ 20 mil com a mulher, que estava no bairro do Bebedouro quando foi abordada pelos policiais. À época, a assessoria da Coligação Frente pelo Bem de Alagoas informou que o dinheiro serviria para o pagamento de fiscais.

domingo, 12 de junho de 2011

Filipino de 59,7 centímetros é o menor homem do mundo

Fonte: Tudonahora
Um filipino de 59,7 centímetros de altura foi declarado neste domingo (12), dia em que completa 18 anos, o menor homem do mundo, segundo o Guinness Book. Junrey Balawig celebrou o recorde e seu aniversário com familiares e vizinhos no centro médico de Sindangan, uma localidade da província de Zamboanga del Norte, situada 865 quilômetros ao sul de Manila. O mais velho dos quatro filhos de um humilde serralheiro quase não pode andar e não consegue se sustentar de pé durante muito tempo devido às complicações derivadas de seu pouco desenvolvimento. “Estamos muito orgulhosos dele”, disse sua mãe, Concepción, junto a seu marido, Reynaldo Balawig. Junrey, que mais tarde ganhou uma torta e recebeu dinheiro de seus familiares como presente, aplaudiu sorridente, enquanto era levantado pelo editor do Guinness Book, Craig Glenday. Vestido com uma camiseta branca da publicação dos recordes mundiais e com uma pequena calça também branca, Junrey foi fotografado junto a seu título emoldurado, que chegava a seu queixo. O recorde mundial anterior correspondia ao nepalês Khagendra Megar, de 67 centímetros de altura.