quinta-feira, 23 de junho de 2011
Situação dos trabalhadores do setor sucroalcooleiro é tema de Audiência Pública na ALE
por Assessoria- Viviane Chaves Assessessoria
Durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (20), o deputado estadual Joãozinho Pereira (PSDB) apresentou como proposta para os trabalhadores do setor sucroalcooleiro o "Programa Amigo Trabalhador", com a finalidade de evitar o desemprego em massa no período de entressafra e minimizar a difícil situação que passam os cortadores de cana, submetidos ao contrato safrista, por tempo determinado.
Com o plenário lotado, a Audiência Pública foi aberta com a execução do Hino Nacional pela orquestra Robério Marques, de Teotônio Vilela e contou com a presença de representantes de sindicatos como o SindAçúcar, da Superintendência Regional do Trabalho, do Ministério do Trabalho, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), do governo do Estado e dos deputados Judson Cabral (PT), João Henrique Caldas (PTN), Ronaldo Medeiros (PT), Inácio Loiola (PSDB), Fernando Toledo (PSDB).
Segundo o deputado, o desemprego gerado com o fim da safra atinge milhares de trabalhadores e o Programa Amigo do Trabalhador iria atender inicialmente cerca de 5 mil trabalhadores que perdem seus empregos nesse período. “Eles terão uma contribuição financeira nos cerca de 4 a 6 meses da entressafra. Os beneficiados com o programa também seriam assistidos por ações nas áreas de geração de renda, saúde, moradia, meio ambiente, cidadania, entre outros”, afirmou Joãozinho Pereira.
Durante a audiência, os trabalhadores presentes assinaram uma carta pública que será encaminhada ao governo do Estado propondo a implementação de políticas públicas, no sentido de capacitar e treinar o grande contingente de trabalhadores cortadores de cana, instituindo o Programa Amigo Trabalhador no âmbito do Executivo, que possa assegurar renda mínima e capacitação.
“Sugerimos ainda a conjugação de esforços para amenizar o impacto da mecanização nas lavouras de cana, indicando nichos de atuação laboral desse contingente de trabalhadores potenciais para migração para outro setor econômico, mesmo primário, para serem absolvidos pelo mercado de trabalho, evitando assim o desemprego em larga escala”, completa o deputado Joãozinho Pereira.
A iniciativa também pretende conclamar a bancada federal para lutar pela viabilização de recursos em parceria com o governo do Estado, visando o Programa Amigo Trabalhador, nos mesmos propósitos dos programas Chapéu de Palha, de Pernambuco, e Mão Amiga, de Sergipe.
“É um marco na história do parlamento alagoano, essas discussões levantadas pelo Legislativo alagoano, com vistas a situação dos trabalhadores do setor sucroalcooleiro, tão carentes de políticas públicas. O deputado Joãozinho estava iluminado quando resolveu fazer essa discussão”, reforçou o deputado Inácio Loiola.
Loiola acrescentou reforçando que Alagoas vive uma nova era, uma nova fase, no que diz respeito a dedicação de novos parlamentares do Poder Legislativo. “Quero mais uma vez parabenizar a iniciativa desse guerreiro e atuante deputado Joãozinho Pereira”, fazendo referência aos demais parlamentares que também elogiaram a iniciativa.