domingo, 6 de novembro de 2011

Projeto “Eu Vivo o Esporte” é lançado em Craíbas

      niciativa contemplará cerca de 300 crianças e jovens da rede municipal de ensino

Sexta-feira (15) de Outubro, a operadora Vivo lançou no município de Craíbas, o projeto “Eu Vivo o Esporte”, que tem como objetivo promover o desenvolvimento social de jovens e crianças entre 9 e 16 anos por meio da prática de esportes como vôlei, basquete e futebol combinada à participação em oficinas e aulas de cinema/vídeo, leitura, informática e educação sexual.

A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Teotônio Vilela, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Prefeitura Municipal de Craíbas e o Governo do Estado de Alagoas, contou com o apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

A solenidade de lançamento do projeto em Craíbas foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas o governador Teotônio Vilela Filho, o deputado federal Givaldo Carimbão, o deputado estadual Severino Pessoa; a presidente da Fundação Teotônio Vilela, Janice Vilela; o supervisor de Esportes do Minas Tênis Clube, Elói de Assis; o diretor regional Nordeste da Vivo, Joaquim Perúcio, além de secretários, vereadores e lideranças municipais.


A presença dos atletas Emerson, representante da equipe de basquete Vivo Franca, e Leonardo, do Vôlei Minas, chamou a atenção de todos, principalmente da criançada.

O projeto contemplará aproximadamente 300 alunos das escolas municipais de Craíbas, divididos por faixa etária em turmas de até 20 participantes. As atividades esportivas serão realizadas no ginásio poliesportivo José Fernandes, três vezes por semana, com duração de uma hora por sessão, por 12 meses. Já as ações educacionais terão duração de três horas e acontecerão semanalmente, por oito meses, na sede da secretaria do projeto, localizada ao lado do ginásio.

“O velho Menestrel das Alagoas [Teotônio Vilela] sempre defendeu uma pátria socialmente justa para todos. Hoje estamos aqui, apostando no esporte como uma ferramenta não somente justa, como também importante para contribuir na personalidade dos jovens. Esse projeto é apenas uma semente que Craíbas acaba de ganhar. Quem sabe daqui sairão grandes craques que levarão o nome do município para o mundo?”, indagou a presidente da Fundação Teotônio Vilela, Janice Vilela.

Cada aluno poderá escolher uma modalidade esportiva para praticar e uma oficina ou aula para participar, simultaneamente. “Nosso objetivo é contribuir para a melhoria na qualidade de vida da comunidade e promover o desenvolvimento social e intelectual das crianças e jovens por meio do esporte e atividades educacionais”, afirmou Joaquim Perucio.

Para garantir máxima qualidade ao projeto, os professores selecionados para orientar os participantes foram capacitados com metodologia desenvolvida pelo Minas Tênis Clube que, com sua experiência no planejamento de aulas, já contribuiu na implantação de projetos semelhantes em 25 outras localidades do Brasil.

Já os especialistas que ministrarão as oficinas e aulas foram cautelosamente selecionados por meio da análise de currículos, com avaliação dos conhecimentos teóricos sobre os assuntos abordados, bem como da experiência do profissional com o tema.

Segundo o governador Teotônio Vilela Filho, investir em esporte é possibilitar a conexão das pessoas com a emoção e com o espírito coletivo que ele promove. “O esporte tem que se somar aos esforços que os governos estadual e municipal fazem para o desenvolvimento de Craíbas”, frisou o governador.



Por sua vez, o prefeito Dinho Leite, classificou o momento como uma importante página na história de Craíbas. “Hoje será um dia inesquecível para Craíbas. Criança não deve apenas ficar só no computador, mas estudar, interagir com pessoas e praticar esportes”, finalizou Dinho Leite.


Por Adalberto Custódio