quinta-feira, 22 de março de 2012
Dia Mundial sem água, de novo, em Arapiraca - Balde D'água na cabeça la vai Maria
No Dia Mundial da Água, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) deve passar o dia tentando explicar sobre a falta de água nas torneiras de vários bairros, povoados e vilas de Arapiraca. Pelo menos tem sido assim ultimamente na Vila São José, onde moradores padecem há 15 dias com a falta do precioso líquido. Na verdade, o assunto falta de água já está se tornando repetitivo neste site, mas isso é fruto de uma extensa lista de reclamações e de e-mails enviados quase que diariamente à redação do Portal 7 Segundos.
Os clientes da Casal, que são início, meio e fim da razão de a concessionária existir, reclamam do caos no sistema de abastecimento de água e denunciam que conseqüências graves vêm se desencadeando ao longo desse tempo em que grande parte da população sofre com a falta d’água nas torneiras de suas residências. Inúmeras são as reclamações, sendo as mais graves as que denunciam que pessoas idosas chegam a passar a noite acordadas à espera da chegada da água em torneiras.
E no Sertão do Estado não é diferente. Os moradores da cidade de Major Izidoro estão há mais de 20 dias sem o líquido. Esta semana, um pedido de socorro foi enviado, via twitter, a Assembleia legislativa pelo vereador tucano Leopoldo Amaral daquele município. Ele contou que mandava buscar água num reservatório de outra cidade, Jacaré dos Homens, mas também acabou.
Outros relatos chegam a todo o momento e, antes de concluir esta matéria, nossa redação recebeu a informação de que a água não chega a quase 20 dias na parte alta da Vila Aparecida, em Arapiraca e até na cidade de Olho D’água das Flores. “Aqui, só existe água no nome do município”, contou um morador por telefone. A população de Arapiraca é conhecedora de que existe um sistema de distribuição que contempla a parte alta e a parte baixa alternadamente, mas nos últimos meses a escala ou rodízio de água chega a demorar semanas.
Por PAULO MARCELLO