domingo, 4 de setembro de 2011

Lagoa da Canoa comemora 49 anos de emancipação política



As festividades aconteceram durante o último dia (28) de Agosto

A programação começou no início da manhã com a salva de 21 tiros. Por volta das 9h, o presidente da Câmara Municipal, Lourivaldo Leandro, a vice-prefeita Silvana e o prefeito Jairzinho hastearam as bandeiras do Brasil, Alagoas e Lagoa da Canoa, respectivamente. A banda marcial mista Maria Lira Soares encantou o público presente.

A missa solene de Ação de Graças aconteceu na Igreja de São Maximiliano Maria Kolbe foi presidida pelo Padre Pedro. No final da celebração, personalidades do município prestaram homenagem ao prefeito Jarzinho com a entrega de flores e placas em comemoração ao aniversario da cidade. O Espaço Cultural entregou uma placa com a foto do ex-deputado e pai do prefeito, Almir Lira, que morreu no final do ano passado.

Bastante emocionado, o prefeito Jairzinho agradeceu a homenagem e destacou a união como principal foco da administração de Lagoa da Canoa: “Essa é uma união que está dando resultado. Agradeço a todos que tem contribuído para o fortalecimento do nosso município e principalmente por ter me acolhido de uma forma tão carinhosa, assim como foi com meu saudoso pai”.

Após a missa, o prefeito e autoridade se dirigiram à frente da igreja para o corte do bolo em comemoração ao aniversário da cidade. Um bolo de mais de cinco metros foi dividido para toda população.

USF

A programação continuou com a inauguração de uma Unidade de Saúde da Família (USF), no Povoado Mata Limpa. O posto atenderá milhares de famílias das comunidades circunvizinhas. A obra foi realizada graças ao esforço do prefeito Jairzinho, em parceria com o Governo do Estado.

Após a inauguração, o secretário de Administração, Alvaro Melo, comentou a iniciativa do prefeito. “O Jairzinho é um jovem determinado e que tem um grau de envolvimento com a cidade muito grande. Em menos de um ano essa é outra grande obra na área da saúde. A primeira foi a maternidade. O prefeito e toda população da Mata Limpa estão de parabéns”, discursou.

A vice-prefeita Silvana também falou sobre a inauguração, assim como o vereador Edvaldo, que representou todos os colegas da Câmara Municipal. Já a secretária de Saúde, Kátia Betina, disse que a obra só pode ser realizada graças a dedicação do prefeito em priorizar a Unidade de Saúde da Família como foco especial para as comunidades do município.

“Estou muito feliz em estar aqui e poder participar de tudo. Muito bom saber que nossa cidade tem um homem que se esforça para fazer diferente, pesando e priorizando sempre a atenção básica de qualidade. Nossa intenção é ter uma saúde melhor para todos e uma qualidade de vida digna para a população”, afirmou a secretária.

A inauguração contou com a presença do subsecretário do Estado de Saúde, Jorge Villas Boas, que destacou a parceria entre o Estado e o Município: “O prefeito traz para população um grande centro de saúde. Tenho certeza que o governador Teotônio Vilela Filho só contemplou Lagoa da Canoa porque sabe do compromisso e da luta do prefeito. Em breve estaremos com toda a unidade equipada. É Alagoas e Lagoa da Canoa pensando em diminuir a desigualdade e a mortalidade infantil”.

Para o prefeito Jairzinho, a nova USF aproxima a população da saúde de qualidade. “Nosso trabalho é imenso por todo município. Quero aqui agradecer aos meus secretários, colaboradores e aos vereadores que nos tem dado força para seguir lutando no intuito de promover o progresso da cidade. Em breve, quero aqui está dando a noticia de que a Mata Limpa deixou de ser um povoado para se tornar um distrito, o que nos facilitaria para trazer ainda mais recursos”, contou.

Reforma do Ginásio e Selo Postal

A programação seguiu com a inauguração da reforma e ampliação do Ginásio Poliesportivo. No local, foi lançado o Selo Postal Dep. Amir Lira, em homenagem ao ex-deputado e pai do prefeito. A parceria foi realizada com o Ministério das comunicações, através dos Correios.

A programação em comemoração aos 49 anos de Emancipação Política de Lagoa terminou no período da noite com a apresentação das bandas Cavaleiros do Forró, Desejo de Menina, Galã do Brega e Dj Rafa.



por Assessoria