sábado, 5 de novembro de 2011

Governo Perto de Você leva diversas ações para o município de Junqueiro




O município de Junqueiro esteve em festa neste sábado (15) quando se comemora o Dia do Professor. As ações do governo do Estado foram levadas para a Escola Municipal Divina Pastora e atendeu a população local e demais cidades como Teotônio Vilela, São Sebastião e Mar Vermelho. O programa Governo Perto de Você, coordenado pela Secretaria Estadual de Articulação Social, foi possível graças à parceria da gestão Unir, Construir, Evoluir, com a finalidade de proporcionar a cerca de 13 mil pessoas acesso à cidadania.



As grandes filas em cada uma das salas que ofereceram os serviços foram a certeza de que a população junqueirense e demais municípios aprovaram a iniciativa. Maria Claudiane dos Santos, do povoado Olho D’água, em Junqueiro, foi tirar a segunda vida da Carteira de Identidade. Ela demonstrou sua felicidade porque estava tendo a oportunidade de ter o documento de forma gratuita. “Nem toda hora a gente tem dinheiro para tirar os documentos e quando eu soube dessa ação me organizei para não perder a oportunidade. Uma ação dessa só nos ajuda”, garantiu.

Outro beneficiado foi José Messias que levou sua esposa e as duas filhas para a retirada da Carteira de Identidade e consulta oftalmológica. Ele disse que está muito feliz com a administração Unir, Construir, Evoluir devido aos esforços para garantir melhorias a toda população. “A organização do evento foi muito boa, apesar das grandes filas tudo funcionou como esperado. Essas ações tem mudado muito a vida da gente. Montei uma empresa agora há pouco como empreendedor individual graças a uma gestão que trabalha pensando em seu povo e com grandes parceiros como o deputado estadual Joãozinho Pereira que vem trazendo muitos projetos e ajudando a cidade”, afirmou o junqueirense.

O secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo, considerou o evento como mais um de sucesso, dando prosseguimento ao programa iniciado em 2007 pelo governador Teotonio Vilela. “Agora foi a vez de Junqueiro numa parceria com a prefeitura, que abriu as portas do município e chamou a população para que o governo do Estado pudesse levar cidadania. O programa tem o objetivo de resolver os problemas das pessoas carentes e que não têm condições de se dirigir a uma secretaria para retirar um documento. O governo estadual em parceria com o município propicia esse momento”.

Uma das equipes presentes ao Governo Perto de Você foi do 3º Batalhão de Arapiraca coordenado pela chefe da Formação Sanitária, Rosimeire Farias Brandão, que prestou assistência à população com verificação de pressão arterial, glicemia, prevenção de câncer da mama e de útero e com informações sobre a importância de doação de medula óssea, com esclarecimentos.

O prefeito Fernando Pereira acompanhou as atividades, visitando as salas e cumprimentando a todos, reforçando seu empenho para garantir que os junqueirenses continuem recebendo cidadania.

“Agradecemos ao governo do Estado e ao deputado estadual Joãozinho Pereira, representado na ocasião pela nossa irmã Pauline Pereira, que também se empenhou para trazer as ações itinerantes para o nosso município, assim como fez com o recapeamento asfáltico e como vai fazer com as estradas vicinais através de emendas. Vamos dar continuidade a esses serviços sim, até porque já temos uma gestão cidadã onde levamos nossos serviços à população que reside mais distante da cidade. A partir de novembro vamos levar as ações do governo municipal para perto do cidadão, do agricultor que mora nos povoados. Essa tem sido a visão de nossa administração, de levar para perto de nosso povo o apoio que tanto precisam”, completou o prefeito.

Ações – Na ocasião foi feita homenagem aos professores na Escola Divina Luz feita pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, casamento coletivo, emissão de Registro de Nascimento e Carteira de Trabalho, cadastro no Sine (emprego), oficinas do Proerd (combate às drogas) e de Educação no Trânsito, valorização da cultura, ginástica laboral, jogos educativos, palestras sobre prevenção às drogas, orientações sobre DST/Aids, hepatites virais, dengue, cólera, tuberculose e hanseníase, aplicação de vacinas, saúde bucal, exame oftalmológico, separação consensual, recadastramento do título de terras, corte de cabelo e recadastramento biométrico, entre outros.



fonte: Assessoria
fotos  Carlos Home Video

Professor João Bilu recebe o titulo de Cidadão Arapiraquense


Daniel Rocha e o professo João Bilu
A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta sexta-feira, 4, mais uma Sessão Solene para homenagear com o título de Cidadão Honorário de Arapiraca, o João Nunes de Lima (o professor João Bilu). A autoria foi do vereador Daniel Rocha.
Em sua justificativa, o parlamentar lembrou dos ensinamentos aprendidos com o professor João Bilu, principalmente na área esportiva. Daniel Rocha ressaltou, que o esporte arapiraquense, principalmente o estudantil muito ganhou com a experiência do professor João Bilu.

Ainda de acordo com o parlamentar, a história de vida de João Bilu se mistura com a história dos Jogos Escolares de Arapiraca, especialmente o sucesso alcançado nos Jogos da Primavera.

Durante as homenagens, ao apresentar uma coletânea de fotos da trajetória profissional do professor João Bilu, Daniel Rocha, por várias vezes interrompeu o discurso ao chorar de emoção ao lembrar das passagens vividas ao lado do seu mentor e mestre.



A deputada federal Célia Rocha destacou o papel do professor João Bilu dentro da secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Arapiraca, afirmando que como profissional dedicado, ele sempre pautou sua vida para uma melhor qualidade nos esportes da cidade.

Célia Rocha, também destacou a importância da família do professor João Bilu na vida do vereador Daniel Rocha, onde todos os ensinamentos foram bem recebidos.

Célia Rocha disse ainda que não é apenas a Câmara Municipal de Arapiraca que se sente orgulhosa ao prestar uma homenagem ao professor João Bilu, mas toda a sociedade que a partir de hoje, passa a ter mais um filho de fato e de direito.





Ao agradecer as homenagens, o professor João Bilu iniciou suas palavras fazendo uma viagem pelo tempo, lembrando de quando era criança, onde afirmou que entre os dez irmãos, o único que não queria estudar era ele.

Porém, de uma hora para outra mudou de ideia e resolveu estudar, se matriculando na Escola Pedro de França Reis, onde fez o admissão. Em seguida, foi estudar no Colégio Bom Conselho, onde fez o ginasial.

Daí por diante, segundo ele, tomou gosto pelos estudos, dando início a uma carreira de sucesso depois de cursar a universidade na área de educação física.

Durante o seu discurso, o professor João Bilu, bastante emocionado chegou a chorar, sendo amparado pela deputada federal Célia Rocha, que o entregou um copo de água para que ele se acalmasse.

Ao concluir os agradecimentos, o professor João Bilu aproveitou para estender aquela homenagem a toda a sua família que sempre esteve ao seu lado lhe dando apoio nas horas mais difíceis de sua vida.



Em nome da família, falou também, José Nunes, ao lembrar que o professor João Bilu representava o que há de melhor para os familiares e que estava muito feliz em saber que a Câmara Municipal de Arapiraca, através do vereador Daniel Rocha, teria lhe dado este reconhecimento, tanto como profissional, como cidadão que ao longo dos anos vem contribuindo com o desenvolvimento da cidade, especialmente nos jogos estudantis.





 por Cláudio Roberto