sábado, 30 de julho de 2011

Arapiraca debate avanço das drogas no Agreste





Fonte: Dep Imprensa













Secretários de Saúde, assistentes sociais, psicólogos e especialistas de vários municípios da Região Agreste estiveram reunidos, nesta sexta-feira (29), no Clube dos Fumicultores, em Arapiraca, participando de seminário de combate às drogas.



O evento começou pela manhã e se estendeu até o período da tarde. O seminário teve como tema: “1ª Jornada de Estudos Sobre a Situação das Drogas na Segundaª Macrorregião de Alagoas.



A realização do evento foi proposto pela deputada federal Célia Rocha (PTB), relatora pelo Estado da Comissão Especial de Combate às Drogas (Cedroga) na Câmara dos Deputados. A abertura dos trabalhos contou com a presença da deputada federal Rosinha da Adefal (PT do B); secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, comandante do 3º Batalhão Militar de Arapiraca, tenente-coronel Wellington Bitencourt; vereadora por Arapiraca, Gilvânia Barros (PTB); representantes da Secretaria de Estado da Saúde; Conselho Tutelar de Arapiraca, do Grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) e do psicólogo Danilo Della Justina, especialista tratamento de dependentes químicos.







Durante o evento foram debatidos temas como a prevenção às drogas, repressão ao tráfico, tratamento do adicto e da família, depoimentos de dependentes químicos em recuperação, reinserção social, além de perguntas e respostas da comunidade presente.







A deputada federal Célia Rocha revelou que o seminário teve a finalidade de promover o debate acerca do avanço das drogas e traçar o perfil do problema nos municípios da região.



“Nossos jovens estão se destruindo e também suas famílias. É preciso que toda sociedade civil e governos federal, municipal e estadual se unam para combater esta triste realidade. Este é um problema de todos nós”, falou.



Ao final do seminário, os participantes elaboraram um documento acerca da situação das drogas na região e que será tema de projeto a ser apresentado à Comissão Especial de Combate às Drogas, em Brasília.