terça-feira, 19 de julho de 2011

Cartório eleitoral aguarda implantação de 62 kits para intensificar cadastramento biométrico em Arapiraca




Por Roberto Gonsalves


O Cartório Eleitoral de Arapiraca que compreenda as 22 e 55ª Zonas Eleitorais que abrange os municípios de Arapiraca, Lagoa da Canoa e Feira Grande está cadastrando no sistema biométrico entre 180 e 200 eleitores por dia.



Funcionando apenas com quatro kits, o atendimento para cada eleitor fica em torno de 15 a 20 minutos, segundo explicou o chefe de cartório substituto da 22ª Zona Eleitoral, Sergio Bessa.



Somente a partir de 1º de setembro o Cartório Eleitoral passará a contar com 62 kits. Com o aumento dos equipamentos o recadastramento biométrico será agilizado e o atendimento ao público passará ser realizado em um ginásio de esportes a ser definido pela Justiça Eleitoral.



As duas zonas eleitorais nos municípios de Arapiraca, Lagoa da Canoa e Feira grande contam com um total de 170 mil eleitores. A expectativa é de que 30% desse total não sejam recadastrados até o dia 16 de dezembro quando termina o prazo para o recadastramento biométrico.



Nas demais cidades de Lagoa da Canoa e Feira Grande o juiz eleitoral está viabilizando junto as prefeituras municipais o recadastramento no local a partir de 1º de setembro. Nesse caso facilita a vida do eleitor que não precisará se deslocar até a cidade de Arapiraca. O recadastramento em Coité do Noia foi concluído no ano passado que também integra a 55ª zona eleitoral.







Documentação necessária



Para o recadastramento biométrico o eleitor terá que apresentar comprovante de residência, xerox e original. Pode ser recibo de pagamento de água, energia, telefone, carnê de loja e cartão de credito. A data pode ser de janeiro de 2011 até o mês atual Titulo Eleitoral e RG sempre xerox e original.



O Cartório Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 07h30 as 13h30. A partir das 07h30 são distribuídas 120 senhas. De acordo com o chefe do Cartório da 55ª Zona Eleitoral, Albiran de Góes Monteiro não é necessário o eleitor chegar ao local do recadastramento pela madrugada uma vez que as senhas somente serão distribuídas a partir das 07h30. Gestantes, mães amamentando e idosos teem prioridade explicou.