quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Arapiraca é a Primeira com Planetário Digital e Parque da Ciência






A beleza natural do Lago Perucaba passa a ganhar mais iluminação com a luz da ciência do Planetário Municipal de Arapiraca e o Parque do Conhecimento.

Na noite desta terça-feira (2), o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) e a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, entregaram à população de Arapiraca e de toda a Região Metropolitana do Agreste o maior Planetário Digital do Brasil juntamente com Cineteatro e o Brinca Ciência.




A solenidade foi bastante prestigiada e contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos; a diretora-acadêmica do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, Eliane Cavalcante; secretário municipal de Cultura, João José Marques; procurador de justiça Geraldo Magela Pirauá; presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (Acala), professor Cláudio Olímpio; representantes dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Sindicatos dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste), empresários, professores, estudantes e representantes dos diversos segmentos da sociedade local.

Na abertura da cerimônia, a Orquestra Sinfônica Municipal Ari de Queiros fez apresentação para o público, e, em seguida, os alunos do Coral Crianças Iguais, da Escola Municipal Crispiniano Ferreira de Brito cantaram os hinos do Brasil e de Arapiraca.

Na sequência da programação festiva, as autoridades convidadas fizeram uso da palavra e enalteceram a entrega da obra.

A secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, agradeceu, primeiramente, ao prefeito Luciano Barbosa a oportunidade de fazer parte de sua equipe de governo.

“Me perdoem os outros gestores, mas este homem é o prefeito da Educação”, afirmou Ana Valéria, citando a implantação das dez escolas em tempo integral, as três Arapiraquinhas, que são as bibliotecas digitais de bairro.

“Agora, esse trabalho é coroado com a inauguração do Planetário Municipal, o Cinetratro e o Brinca Ciência, um conjunto de espaços que fazem parte do terceiro Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral”, disse emocionada a secretária, destacando o apoio do prefeito e de todos os servidores, operários e a parceria das universidades.

O diretor da empresa Hiperlab, professor André Parreira, fez uma declaração de amor à cidade e ao povo de Arapiraca.

“Ando muito pelo Brasil e exterior, mas fiquei encantado com os investimentos realizados na área educacional neste município. Primeiramente, fomos solicitados para implantar o Planetário Móvel, e agora temos a honra de entregarmos o maior Planetário Digital do Brasil nesta cidade”, relatou o empresário e educador André Parreira.

Democracia do conhecimento

Em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa elogiou o trabalho de engenheiros, arquitetos, operários e educadores, com a construção dos dois espaços de difusão do conhecimento.

“O que mais importa é o que a gente faz para o futuro de nossas crianças. Estou muito feliz em oferecer igualdade de oportunidades para os jovens das classes menos favorecidas com uma educação de qualidade e uma proposta pedagógica inovadora, voltada para a democracia do saber”, frisou.

“Os sonhos nascem no coração e depois vão para o nosso cérebro, de onde são materializados em obras como esta”, salientou Luciano Barbosa.

Após a fala do prefeito, o público assistiu a uma queima de fogos às margens do Lago Perucaba, iluminando ainda mais o belo cartão-postal de Arapiraca.

O monsenhor José Neto abençoou as instalações da obra e depois a Sala de Observação do Planetário foi aberta para as primeiras 70 pessoas.

No mesmo instante, dezenas de pessoas acompanhavam a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal, com alunos das escolas Crispiniano Ferreira de Brito, José Ursulino Malaquias e Professor Benildo Medeiros, para, em seguida, assistirem à exibição do filme “Era do Gelo 4” no auditório do Cineteatro, que tem capacidade para acomodar 235 pessoas sentadas, em um ambiente climatizado e com moderno sistema de climatização, iluminação e acústica.

Acompanhada da mãe, a pequena Geovana Maria da Silva, de apenas cinco anos, não escondia a emoção do momento. Estudante da Escola Santa Catarina, a garotinha entrou no Planetário e ficou encantada com o que presenciou no local. “Vi muitas estrelas e foi tudo bonito”, relatou Geovana.

O coordenador do Planetário Municipal, professor Raul Calista, revelou que o espaço será aberto ao público a partir da próxima quinta-feira, com duas sessões pela manhã e outras duas no período da tarde.

Mais conhecimentos

Construído com recursos da municipalidade e localizado no Lago Perucaba, o espaço do conhecimento oferecerá a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, por conta de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, mirante, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital de observação celeste, sala de observação com 70 lugares e área verde.

O espaço é o primeiro do gênero no país e o primeiro também do Nordeste. No planetário também será criado o Clube de Astronomia de Arapiraca.

A prefeitura está adquirindo outros equipamentos, incluindo aparelhos de física, eletrônica, eletrostática, entre outros, para serem utilizados com a realização de visitas e pesquisas com professores e estudantes da rede pública, bem como um local para o lazer e visitação de pessoas de todas as idades”, destacou o prefeito Luciano Barbosa.

Planetário de Arapiraca foi construído seguindo o modelo norte-americano, introduzido no Brasil pela empresa Hiperlab, que atua há 11 anos no mercado, e permite a visualização de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas, estrelas cadentes, além do Sol e da Lua, desenvolvendo em seu trajeto noturno ou diurno, além de eclipses, estações do ano e outros fenômenos astronômicos.

A Praça da Ciência e do Conhecimento também faz parte do projeto para implantação da terceira unidade do Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral.

O Cine Teatro e o Brinca Ciência são dois espaços construídos em uma área com cerca de dois mil metros quadrados, sendo mil metros quadrados de área edificada.



Por Ascon