quarta-feira, 1 de junho de 2011

Governador autoriza repasse de uma só vez dos 7% de aumento aos servidores



por Redação Jonathas Maresia

O governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) autorizou e o secretário de Gestão Pública, Alexandre Lages, já encaminhou aos servidores em greve a proposta de conceder, de uma só vez e retroativo a maio, o aumento de 7% em suas remunerações.

O governo deixou claro ainda que o aumento só será concedido aquelas categorias que aceitarem o reajuste. De acordo com o governador, a proposta atende um pleito da própria Central Única dos Trabalhadores (CUT) na pessoa de seu presidente, Izaac Jackson

Para o CadaMinuto, Vilela explicou, por meio de sua assessoria, que o governo estará fazendo vários ajustes para conceder o aumento. “Iremos cortar alguns programas, fazer algumas adequações e adiar alguns investimentos para poder conceder este aumento”.

Em relação aos outros 7% que o servidores pediram para serem implantados em 2012, o governo informou que este percentual já está previsto na reposição da inflação que está inclusa na proposta original.

Os sindicados se reúnem logo mais a tarde para discutir a proposta do governo.

Veja abaixo a nota oficial do Governo

Governo autoriza reajuste de 7% em única parcela retroativa a maio

O governador Teotonio Vilela Filho autorizou, e o secretário de Estado de Gestão Pública, Alexandre Lages, já enviou aos sindicatos e representantes das categorias dos servidores públicos a proposta final de aplicação imediata de reajuste de 7%, retroativa ao mês de maio, em única parcela.

O aumento contemplará as categorias que aceitarem a proposta do aumento de 7%, que será implantado em folha suplementar. Os sindicatos e as categorias que não concordarem com a proposta não serão incluídos no projeto que deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa para a aprovação dos deputados.

Para os que não concordarem com a proposta do Governo, o reajuste só será implantado a partir do momento em que for aceita a proposta.

A proposta de reajuste de 7% foi uma decisão de governo já encaminhada às lideranças sindicais para avaliação, incluindo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), uma das principais lideranças do movimento.

“Para dar o aumento, o Governo terá que cortar de seu custeio, rever projetos e programas e fazer novos ajustes na máquina pública. A partir do próximo ano, fica valendo o reajuste pelo IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) de 2011. O Governo já chegou ao limite, abriu suas contas e espera a compreensão dos servidores”, afirmou o governador Teotonio Vilela Filho.

Secretaria de Estado da Comunicação – Secom Alagoas